Quem tem, põe. Quem não tem, tira.

Varal solidário em Barroso

A temperatura está caindo na região e o frio tem sido acompanhado por uma boa dose de solidariedade. Recentemente foi criado em Juiz de Fora, no bairro Teixeiras, o varal solidário. Essa é uma iniciativa da sociedade, nesse exemplo liderada pelo jovem Marcelio Guilherme, que tem por objetivo disponibilizar, em praça pública, agasalhos, calçados e cobertores para as pessoas que menos tem e que mais precisam. Essa é também uma iniciativa que já existe em Barroso há 3 anos e que, aqui, foi criada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 

À primeira vista parece uma iniciativa simples, mas ela revela o que temos de melhor em termos de criatividade, mobilização e impacto social.

É verdade que a doação de roupas não é nenhuma novidade. O que o varal trás de novo é a possibilidade oferecida a quem recebe a doação de “escolher”, escolher o melhor tamanho e escolher as cores, tecidos e cortes que mais lhe agradem.  Parece pouco, mas isso otimiza o uso das roupas, poupa o meio ambiente e, mais importante, assegura dignidade a quem recebe.

Outro aspecto interessante da iniciativa é o uso de um espaço público. Ao transformar uma praça em uma “loja de roupas”, os participantes proporcionam um novo olhar sobre recursos disponíveis. Isso é o que os estudiosos da inovação social chamam de desenvolvimento comunitário baseado em recursos. Há duas formas de observarmos o espaço onde vivemos. Algumas pessoas enxergam um lote baldio, por exemplo, como um espaço para o descarte de lixo, outras enxergam ali uma horta comunitária em potencial.

O varal solidário de Juiz de Fora e de Barroso servem de exemplo para as outras cidades da nossa região e nos convidam a pensar sobre soluções diferentes para os nossos problemas comuns. E você, o que pode fazer hoje para melhorar a cidade onde vive? Qual a sua ideia inovadora?

Varal solidário em Juiz de Fora

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s