Legado de fé e fraternidade

Comentário veiculado na Rádio Globo em 31 de maio de 2019

Aos católicos e aos cidadãos de nossa região foi anunciada, nesta semana, uma grande reorganização paroquial. Cerca de 20 padres trocarão de residência nas próximas semanas. Cidades como Dores de Campos, Tiradentes, Prados, São João del Rei, Lavras, Lagoa Dourada, Itutinga e outras receberão novos párocos em breve. A mudança foi anunciada pelo Bispo Diocesano Dom José Eudes.


Para compreendermos o significado de uma mudança como essa, tomemos o exemplo do Padre Fábio José Damasceno. Padre Fábio liderou a Paróquia de Sant’Ana em Barroso por mais de 30 anos. Nesse período se tornou um cidadão atuante, amado e respeitado por sua gente. Não poderia ser diferente. Padre Fábio conjuga qualidades que fazem dele um ser humano especial. Além da liderança espiritual, ele é também alguém de fino trato, bem-humorado, inteligente, afável, erudito, dono de uma retórica invejável e de uma preocupação social e ambiental cada vez mais rara nos dias de hoje. No tempo em que esteve em Barroso, Padre Fábio soube tocar o legado de décadas de obra social da igreja, na saúde e na assistência aos idosos. Ele foi ainda capaz de expandir esse legado e deixar a sua marca, como o fez, por exemplo, com a criação do CEPAS – Centro de Pastoral Social Quininha de Souza – que oferece refeições diárias aos mais pobres.


Os cidadãos de Nazareno, nova casa de Padre Fábio, podem ter certeza de que receberão um grande líder, alguém disposto a criar e nutrir os mesmos laços de fraternidade que cultivou por três décadas em Barroso.


A vida se renova e que essa seja uma oportunidade de crescimento para todos os paroquianos e cidadãos dessas localidades. Há muito ainda a ser feito para construirmos sociedades mais prósperas e menos desiguais. Espero que o exemplo de Padre Fábio e de tantas outras lideranças, laicas ou religiosas possam sempre nos inspirar e nos guiar na direção de um mundo mais ecumênico e solidário.

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s