O que é psicologia positiva?

M. H. Education. Introduction to Positive Psychology. Londres, s.d. Diponível em https://www.mheducation.co.uk/openup/chapters/9780335241958.pdf

No mundo de hoje, a sociedade está enfrentando desafios extremamente difíceis sob a forma de aquecimento global, desastres naturais, recessão econômica, falta de moradia sem precedentes, terrorismo e a drenante continuação da guerra. Com toda essa tristeza e horror, onde no mundo uma ciência baseada em testar a felicidade, o bem-estar, o crescimento pessoal e a “boa vida” se encaixam na agenda moderna?

Este livro irá levá-lo através da nova ciência da psicologia positiva, que visa “compreender, testar, descobrir e promover os fatores que permitem que os indivíduos e as comunidades prosperem” (Sheldon et al., 2000). A psicologia positiva se concentra no bem-estar, felicidade, fluxo, forças pessoais, sabedoria, criatividade, imaginação e características de grupos e instituições positivos. Além disso, o foco não está apenas em como tornar os indivíduos felizes, perpetuando, assim, uma abordagem narcisista autocentrada, mas também na felicidade e no florescimento em nível de grupo. Veremos como os indivíduos e grupos prosperam e como aumentar o bem-estar de um terá um efeito positivo sobre o outro, levando a uma situação vantajosa para todos.

O que esperamos demonstrar, ao longo deste livro, é que a psicologia positiva não é simplesmente o foco no pensamento positivo e nas emoções positivas. É muito mais que isso. De fato, a área da psicologia positiva está focada no que faz os indivíduos e as comunidades florescerem, ao invés de definharem. Florescer é definido como “um estado de saúde mental positiva; prosperar, prosperar e se sair bem em empreendimentos livres de doenças mentais, cheios de vitalidade emocional e funcionando positivamente em esferas privadas e sociais ”(Michalec et al., 2009: 391). De fato, os números existentes mostram que apenas 18% dos adultos atendem aos critérios de florescimento, 65% são moderadamente saudáveis ​​e 17% estão definhando. Sem surpresa, o florescimento tem vários correlatos positivos, como o desempenho acadêmico, o estabelecimento de objetivos de domínio, níveis mais altos de autocontrole e perseverança contínua (Howell, 1998).

Assim, uma ciência que se concentra no desenvolvimento e facilitação de ambientes florescentes e indivíduos é uma adição importante para as ciências psicológicas.

A psicologia positiva concentra-se em experiências positivas em três momentos: (1) o passado, centrado no bem-estar, contentamento e satisfação; (2) o presente, que se concentra em conceitos como experiências de felicidade e fluxo; (3) o futuro, com conceitos que incluem otimismo e esperança. A psicologia positiva não apenas distingue entre bem-estar através dos pontos de tempo, mas também separa a área de assunto em três nós:

■ o nó subjetivo, que engloba coisas como experiências positivas e estados do passado, presente e futuro (por exemplo, felicidade, otimismo, bem-estar);

■ o nó individual, que se concentra nas características da “boa pessoa” (por exemplo, talento, sabedoria, amor, coragem, criatividade); e

■ o nó do grupo, que estuda instituições positivas, cidadania e comunidades (por exemplo, altruísmo, tolerância, ética de trabalho) (Positive Psychology Center, 1998).

Ao contrário da crítica, a psicologia positiva não é uma psicologia egoísta. Na melhor das hipóteses, a psicologia positiva tem sido capaz de dar à comunidade científica, à sociedade e aos indivíduos uma nova perspectiva sobre as ideias existentes, bem como fornecer evidências empíricas para apoiar o fenômeno do florescimento humano. Acima de tudo, porém, a psicologia positiva tem desafiado e reequilibrado a abordagem do déficit à vida, ao mesmo tempo em que conecta suas descobertas a muitas disciplinas diferentes. Ao longo deste livro, você verá como induzir emoções positivas, cometer atos de bondade e melhorar as conexões sociais possibilitam o florescimento individual e social, demonstrando a utilidade da disciplina para o bem-estar individual, grupal e comunitário.

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s