A sua cidade é arborizada?

Comentário veiculado na Rádio Globo e no Jornal Barroso em Dia em 22/02/2019

A sua rua é arborizada? E o seu bairro? Você se lembra da última campanha de plantio de árvores da prefeitura de seu município? E do último corte de árvores, você se lembra? Na sua cidade existe o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema)? Se existe, esse Conselho atua mais cobrando das autoridades o plantio de novas árvores ou autorizando o corte das árvores existentes? E você, já plantou uma árvore? No passeio da sua casa, existe uma árvore?

Provavelmente a sua resposta foi negativa para a maioria dessas perguntas. Isso porque as cidades de nossa região, segundo o IBGE, figuram entre as últimas colocadas do Brasil no quesito arborização. Algumas das maiores, como Barbacena, São João del Rei e Barroso são menos arborizadas que 85% das cidades brasileiras.

À esquerda, bairro em Barroso-MG, completamente sem arborização. À direta, imediações da Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre-RS, considerada a “rua mais bonita do mundo” por sua arborização.

Como resultado do nosso descaso, temos cidades mais feias, quentes, poluídas e secas que poderíamos ter se tivéssemos mais árvores. É verdade que “nem tudo são flores”. Árvores dão trabalho, tanto para moradores quanto para os poderes públicos.  É preciso escolher as mudas certas, é preciso recolher as suas folhas no outono e é preciso mantê-las sempre podadas e saudáveis.

Quando colocamos na balança seus custos e seus benefícios, porém, ficam óbvias as vantagens. Em última instância, quando população e autoridades não valorizam o meio ambiente, estamos também negligenciando a nossa própria saúde e bem-estar.

É chegada a hora de virarmos esse jogo, de sairmos das últimas posições. Precisamos entender de uma vez por todas que uma rua sem árvores é uma rua triste, feia, insalubre. Nada pode ser desculpa pra não plantarmos, nem o tamanho do passeio, nem o poste, nem o fio, nada. Sempre haverá a árvore certa para qualquer rua. A cidade que temos hoje é a cidade que podemos ter, com ruas imperfeitas, por vezes estreitas, é a cidade que nos foi legada pelos nossos antepassados. Já a cidade do futuro, a cidade que deixaremos para nossos filhos, essa é uma escolha que podemos fazer agora. Por isso, plante uma árvore você também.

Rua Gonçalo de Carvalho, Porto Alegre-RS

Acesse https://cidades.ibge.gov.br/ e verifique a posição de sua cidade no ranking nacional de arborização urbana.

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s