Emancipações

Comentário veiculado na Rádio Globo Barbacena e no Jornal Barroso em Dia em 14/12/2018

No dia 12 de dezembro de 1953, o então Governador de Minas Gerais, Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira, assinava a Lei 1039, que estabelecia a nova divisão administrativa do Estado.

Essa foi uma lei que trouxe repercussões importantes para nossa região, já que definia o desmembramento e a emancipação de diversos municípios. Naquele ano, cidades como Paiva, Senhora dos Remédios e Oliveira Fortes foram emancipadas de Barbacena. Barroso foi emancipada de Dores de Campos; Nazareno foi emancipada de São João del Rei. Foram também redefinidos os limites territoriais de Bias Fortes, Conselheiro Lafaiete, Lima Duarte e outras.

Para instalar cada um dos novos municípios, foi designado pelo Governo do Estado um funcionário público (interventor).

A penúria que os municípios mineiros passam hoje não é novidade. O Art. 12 da Lei 1039 dizia que o interventor poderia realizar operação de crédito de 30.000 cruzeiros (cerca de 25.000 reais corrigidos para os valores de hoje). Esse valor deveria cobrir todas as despesas com a instalação. Para esse empréstimo o município pagaria juros de 10% ao ano.

As cidades emancipadas, que nesta semana completam 65 anos, podem até parecer “crianças” perto da bicentenária Barbacena ou da tricentenária São João del Rei. Porém, o fato é que elas já são cidades mais velhas que a maioria das cidades mineiras e brasileiras. No início de 1950, havia 387 cidades em MG, hoje são 853. Eram 1890 cidades no Brasil, hoje são mais de 5500.

Cada uma dessas cidades seguiu trajetórias próprias, algumas crescendo mais, outras menos. Barroso, por exemplo, tinha cerca de 2.800 habitantes no momento da emancipação, hoje já são mais de 20.000.

O fato é que sem as emancipações, a nossa região, em seus aspectos geográficos, sociais, econômicos e políticos, seria bastante diferente.

Aos municípios aniversariantes, desejamos que os próximos 65 anos sejam de paz, bem-estar, sustentabilidade e prosperidade.

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s