Distrito Industrial

Comentário veiculado na Rádio Globo Barbacena e no Jornal Barroso em Dia em 28/12/2018

Na tarde de hoje (28/12/2018) foi inaugurado o Distrito Industrial de Barroso, a mais nova esperança de geração de emprego e renda para nossa região.

A história do Distrito não começa hoje. A sua implementação teve início há 25 anos e, nesse período, foi alvo de disputas políticas, mudanças de legislação e muita, muita burocracia.

Barroso será uma das poucas cidades de pequeno porte do país a ter um espaço industrial como esse.

As empresas que nele se instalarem disfrutarão de uma série de vantagens. O Distrito está situado à beira da BR 265, importante corredor de ligação entre as BRs 040 e 381, no coração do Sudeste, próximo das principais capitais da região. Há ainda duas grandes universidades há apenas 30 km de distância, uma fábrica de cimento vizinha e muita mão de obra disponível, inclusive de trabalhadores que fizeram vida e carreira na indústria.

Mas assim como as vantagens, os desafios são também significativos. No início da década de 90, quando o Distrito começou a nascer, o peso da indústria no PIB nacional era de cerca de 1/3. Hoje ele retrocedeu para perto de 10%, o menor desde os anos 1950.

De lá pra cá, o país abriu sua economia, o mundo mudou, a tecnologia evoluiu. Na nova divisão do trabalho internacional, a China passou a ocupar o papel da “fábrica” e o Brasil o da “fazenda” do mundo.

O Distrito de Barroso pode e deve fazer a diferença na nossa região. Para que atraia empresas em quantidade e qualidade suficientes, para que tenha sustentabilidade, para que amplie a renda e melhores a vida dos trabalhadores da região, porém, políticos, empresários, investidores e sociedade deveremos estar atentos à nova realidade e às tendências mundiais.

Será preciso refletir sobre nossos talentos, potencialidades, vantagens comparativas e capacidades para fazermos a diferença não apenas na nossa região, mas no nosso estado, no nosso país e no mundo.

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s