Presidenciais em Barroso

eleitora barrosense
Jovem Karine, votou pela primeira vez no primeiro turno e escolherá o presidente do Brasil no final deste mês.

O Brasil está vivendo um clima tenso. As eleições do último domingo dividiram o país e o segundo turno é certamente o mais disputado desde 1989. Uma série de informações desencontradas, mitos e inverdades servem de combustível para ataques de ambos os lados. Encontrar o equilíbrio nos dias de hoje não é nada fácil.

Neste jogo, que se assemelha a uma partida de xadrez, os movimentos dos candidatos e eleitores são intensos, quase simultâneos. A eleição instiga analistas e apaixonados por política. A disputa poderia ser até comentada minuto a minuto, como um jogo de três semanas sem intervalos. São também inúmeros os ângulos através das quais as eleições podem ser observadas.

Não é a intenção deste post exaurir as possibilidades de debate, gostaria apenas de levantar três aspectos das eleições presidenciais no segundo turno, com foco em Barroso.

  1. A diferença no primeiro turno entre situação e oposição nestas eleições é menor que em 2010. A diferença diminuiu em todo o país e no Estado. Em Barroso não foi diferente. As tabelas seguintes revelam o acirramento das eleições por todos os lados, inclusive em nossa cidade.
  2. Nas últimas eleições para o Executivo Estadual e Federal, Barroso tem sempre votado com a maioria. Em geral, os Governadores e Presidentes (também os Senadores) mais votados no Estado e no País repetem suas primeiras posições na cidade. Isso mostra que o eleitorado barrosense capta bem o clima das eleições no país.
  3. O mesmo não acontece nas cidades que nos circundam. Nossas maiores vizinhas, Barbacena e São João Del Rei, tem se posicionado de maneira firme em torno de projetos políticos específicos, especialmente nas duas últimas eleições. Não à toa. Em 2010 os barbacenenses tiveram um candidato ao Governo do Estado e, agora, os sanjoanenses podem ver um político da terra se tornar Presidente da República, 30 anos depois do choque da morte de Tancredo Neves. As duas cidades são polos de irradiação política e influenciam sobremaneira as cidades mais próximas a elas. No último domingo Dilma venceu o primeiro turno em Barbacena e venceu também em Santos Dumont; Alfredo Vasconcelos; Carandaí; Ibertioga; Ressaquinha… Do lado esquerdo da BR, Aécio venceu em São João del Rei e venceu também em Dores de Campos; Tiradentes; Santa Cruz de Minas; Ritápolis; São Tiago; Lagoa Dourada; Coronel Xavier Chaves; Resende Costa…

Pelo seu tamanho, sua importância e pela sua tradição de independência, mas também pela quase exata equidistância entre as duas cidades polo-políticas de nossa microrregião, Barroso se mantém soberana e independente. A cidade se encontra precisamente na fronteira entre dois blocos de municípios de orientação política díspares (PSDB/PMDB). Em 2010, não votou com Barbacena em Hélio Costa e, no último domingo, não votou com São João em Aécio. Nos dois turnos, porém, votou em quem venceu. Por isso as eleições em Barroso são tão interessantes. O resultado das urnas barrosenses no segundo turno ainda é incerto, mas a se confirmar a tradição, provavelmente nos dirá o nome do futuro Presidente do Brasil.

Resultado das eleições no Brasil

Brasil

1º turno

(2010)

Brasil

1º turno

(2014)

Dilma (PT) 46,90% 41,57%
Serra/Aécio (PSDB) 32,61% 33,58%
Marina (PV/PSB) 19,32% 21,31%

 

Resultados das eleições em Minas Gerais

Minas Gerais

1º turno

(2010)

Minas Gerais

1º turno

(2014)

Dilma (PT) 46,98% 43,47%
Serra/Aécio (PSDB) 30,76% 39,75%
Marina (PV/PSB) 21,25% 14%

 

Resultado das eleições em Barroso

Minas Gerais

1º turno

(2010)

Minas Gerais

1º turno

(2014)

Dilma (PT) 56,72% 52,98%
Serra/Aécio (PSDB) 29,17% 32,27%
Marina (PV/PSB) 13,37% 11,8%

 

Anúncios

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s