Copa do Mundo

Faltam menos de 30 dias para a Copa do Mundo. Nesta postagem gostaria de discutir sobre um argumento que tem sido repetido na mídia e que eu considero falacioso. Eis o argumento:

A capacidade do Brasil de realizar os megaeventos esportivos foi construída ao longo de décadas, e costumamos lembrar como prova disso o Carnaval que mobiliza milhões e milhões de pessoas. Só ao chamado tríduo de Momo acorreram a Fortaleza em fevereiro passado mais turistas do que à final da Copa da África do Sul em 2010. A rede hoteleira, os aeroportos e os serviços de transporte urbano dão conta, todos os anos, do enorme fluxo adicional de pessoas entre nossas cidades e o Brasil e o exterior. (Aldo Rebelo, Ministro dos Esportes, 2013)

É preciso considerar que os eventos comparados (carnaval vs copa) são de ordens absolutamente distintas. O perfil dos turistas, a rede de hospedagem, a dispersão geográfica, o principal transporte utilizado, a repercussão internacional, o tempo de realização, a infra-estrutura necessária, a rigidez do horário… Tudo é diferente. É da essência do carnaval celebrar a liberdade, a fantasia, a falta de compromisso e o lazer. São poucos dias de diversão intensa, praticamente 24 horas diárias em grande parte do país. Se o folião chega atrasado à folia, não importa. Se o torcedor chega atrasado ao estádio, não há volta. À exceção da Sapucaí, no resto do país a tônica são shows e trios e samba tocando em harmonia sem cessar.

A analogia dos eventos, portanto, é falha. De qualquer forma, vamos supor que a comparação Copa-Carnaval fosse perfeita, suponhamos que estivéssemos organizando para o próximo mês um mega show da Claudinha Leite e que a Copa não passasse de um grande carnaval. Nesse caso, a pergunta que fica é: somos mesmo bons na organização de grandes eventos? O carnaval é um evento que dá certo?

CHARGE~1

Para responder a essa pergunta é preciso considerar todos os resultados festa. Neste ano, apenas no feriado do carnaval e apenas nas estradas federais, foram 155 mortes, entre 2004 e 2014 foram 1689. Durante o carnaval multiplicam-se os casos de violência contra as mulheres e a pedofilia. Segundo o Relatório da Exploração infantil da ONU (2001), o Brasil ocupa o primeiro lugar na exploração sexual infanto-juvenil na América Latina e o segundo lugar no mundo. O Brasil é líder também na violência contra a mulher. Entre 2001 e 2011 a taxa de homicídios de mulheres cresceu 17,2%, foram 48 mil mortes no período.  A segurança pública é outro ponto fragil. Estudo da Anistia Internacional divulgado esta semana (12/5) revela que nada menos que 80% dos brasileiros têm medo de sofrer tortura se forem detidos pela polícia.

É neste contexto que iremos realizar a Copa do Mundo. Acreditar que a Copa e o Carnaval são eventos semelhantes é um erro tão grande quanto acreditar que o Carnaval, os demais feriados e o país funciona às mil maravilhas. Diante do genocídio rodoviário vivenciado todos os dias pelos brasileiros é um absurdo afirmar que nosso sistema de transporte dá conta do enorme fluxo adicional de pessoas. Diante da tragédia da insegurança pública, é imprudente pensar que estamos preparados para a Copa. Diante dos gastos absurdos, dos atrasos, dos cancelamentos de obras e das mortes dos operários, é indignante ouvir que a Copa pode dar certo. A Copa já deu errado. A realidade é a inversa, é a incapacidade do Brasil de realizar os megaeventos esportivos que foi (des)construída ao longo de décadas.

A 30 dias da Copa

 

Anúncios

2 Comments Add yours

  1. Gostei muito das tuas ponderações! Lúcidas e sem demagogia! Infelizmente, nossos dirigentes é que vivem no mundo de ilusão!!!

    1. Olá Isabel,

      Muito obrigado pela leitura e pelo comentário. Eu também sigo o seu blog e gosto muito!

      Abraço,

      Antônio Claret

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s