Plante uma Árvore

               plante uma árvore

Artigo publicado originalmente no portal barrosoemdia.com.br em setembro de 2011

 

Na semana em que se comemora o dia da árvore (21 de setembro) vale uma reflexão sobre tudo aquilo que já fizemos e estamos fazendo para arborizar e manter a nossa cidade cada vez mais verde. Desde que o tema meio ambiente entrou em definitivo na agenda política mundial, sobretudo a partir da Eco 92, esforços de preservação da natureza vem se multiplicando em todos os países. Em Barroso, uma das iniciativas mais importantes nessa área é a Campanha Plante Uma Árvore, que este ano completa 11 anos.

Ao longo de sua primeira década de existência, a campanha realizou o plantio de centenas de árvores em diversas ruas, avenidas e praças da cidade, além de terrenos, sítios e também no Ceclans. O Plantio, sempre realizado no início da primavera, conta com a ajuda das crianças das escolas públicas e particulares. Todos aqueles que participam da campanha assistem a uma palestra de conscientização sobre o tema, são também sorteadas camisas e confeccionados adesivos, folders e bunners para a divulgação desta ideia.

A campanha, na maioria das vezes, foi financiada por empresas familiares e contou com o apoio de muitos voluntários e de toda a população. Em algumas ocasiões não obteve os resultados esperados e as mudas não vingaram ou foram destruídas. Esse é o caso, por exemplo, da Rua Mário Bernard Meneghin e do Brejinho. No primeiro exemplo, o plantio foi realizado em 2003, e hoje, passados 8 anos, observa-se que existe apenas uma árvore remanescente no local (ao lado do Supermercado Irmãos Ladeira). No caso do Brejinho, dentre as 15 mudas plantadas no ano passado, são apenas 5 as que ainda permanecem.

Em outras localidades, no entanto, o sucesso da campanha foi muito significativo: Rodoviária; Ruas do Cemitério; Praça Dona Quininha; Caracol; Praça Maria Coelho; Praça do Cruzeiro; Avenida Francisco de Paula Souza; entre outros. Em todos esses locais as árvores vêm crescendo e se desenvolvendo, deixando a cidade mais bonita, mais saudável e mais agradável de se viver.

Para além do sucesso concreto, a campanha contribuiu para formar toda uma geração de crianças e adolescentes ligados ao tema e que possuem um sentimento forte de responsabilidade e orgulho pelas árvores plantadas na cidade. A campanha também chamou atenção de outras instituições, pois uma das iniciativas importantes que surgiu inspirada pela filosofia “Plante uma Árvore” foi a campanha “Uma Vida, Uma Árvore”, do Instituo Nossa Senhora do Carmo, a qual entrega para todos os bebês nascidos no Hospital uma muda para plantio.

O caminho ainda é longo e ainda há muita terra pela frente. Não é difícil perceber que mais de 90% das ruas da cidade ainda não possuem nenhuma arborização. A semente, porém, já foi plantada. Os esforços precisam ser contínuos e precisam envolver a todos. Estamos no caminho certo e, definitivamente, teremos no futuro uma cidade jardim, plantada e cuidada por todos, em um movimento legítimo de apropriação do espaço público pela sociedade civil.

Anúncios

2 Comments Add yours

  1. Geraldo Napoleão Neto diz:

    Mandou bem na reflexão ai Antônio, mas a campanha começou em 2001, esse ano foi a 13ª edição…

  2. Geraldo Napoleo diz:

    Mandou bem na reflexo sobre as rvores hein Antnio, mas ai, a campanha comeou em 2001 por tanto esse ano a sua 13 edio e no a 11…

    Date: Wed, 18 Sep 2013 09:15:55 +0000 To: g2ecotour@hotmail.com

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s