Vietnã – II

A cidade de Ho Chi Min, antiga Saigon, é a maior cidade do Vietnã. É também a cidade mais urbanizada e cosmopolita. Por ter sido a capital e principal cidade do Vietnã do Sul durante a guerra de ocupação dos Estados Unidos, a cidade viveu, por mais tempo e com maior intensidade, os benefícios e agouros do capitalismo. Na cidade convivem o tradicional e o moderno, a riqueza e a pobreza. Os resquícios da colonização francesa estão por todos os lados, assim como os antigos pagodes vietnamitas.

“Na segunda metade do século XIX, o controle da cidade passou aos franceses e Saigon se transformou na capital da Conchinchina. Esse foi um período de grande desenvolvimento da Infraestrutura e da arquitetura, durante o qual Saigon ganhou o apelido de Paris do Oriente. Com população estimada em 5 milhões de pessoas, a cidade virou o grande centro industrial, gastronômico e de entretenimento do país” (Vietnã e Angkor Wat, 2009)

Estamos aqui para debater sobre os esforços de pesquisa em Pobreza Multidimensional para áreas urbanas.  O enfoque multidimensional orienta a execução da política publica pelo Comitê Administrativo da Cidade (People’s Committee). No atual momento, as autoridades locais, em parceria com o Pnud, estão avaliando o relatório elaborado  pelo Instituto Mêkông que apresenta resultados sobre acesso e percepção das pessoas pobres acerca das políticas públicas.

Workshop Ho Chi Min
O objetivo do relatório é contribuir para a melhoria da eficiência, qualidade e acesso às políticas públicas.  Em geral, segundo o relatório, as políticas são bem avaliadas pela população, entretanto, o acesso a muitas delas é ainda limitado. A política de capacitação profissional, por exemplo, alcança apenas 3% dos domicílios pobres. Os resultados do relatório sugerem também que as pessoas pobres da cidade de Ho Chi Mim não reconhecem seu direito de acesso a políticas públicas.

As lições do relatório servirão de base para uma experiência de mensuração da pobreza em Ho Chi Mihn. A intenção das autoridades locais é de que a adoção do Índice de Pobreza Multidimensional passe a servir como linha oficial de pobreza em todo Vietnã e que essa mudança comece pela cidade de Ho Chi Mihn.

A experiência do Programa Travessia servirá de inspiração para o país. Na tarde de hoje, ainda madrugada no Brasil, durante o Workshop “Redução da Pobreza Multidimensional em Ho Chi Minh”, nossa missão apresentou a lógica de funcionamento do Programa Travessia e debateu com o publico presente (cerca de 80 pessoas, entre pesquisadores, formuladores de políticas publicas e autoridades) sobre as possibilidade de aplicação do método no contexto vietnamita.

Na quarta-feira, a missão do Governo de Minas já havia se reunido com representantes do Programa das Nações para o Desenvolvimento do Vietnã (Pnud-Vietnã)  para uma apresentação do Programa Travessia em profundidade. Foram debatidos, em especial, o cálculo do IPM, o questionário utilizado, as variáveis, a forma de organização da pesquisa e as estratégias de coordenação e governança do Programa.

Discussion with technical group and Urban Poverty project team on the pilot of MDP
Discussion with technical group and Urban Poverty project team on the pilot of MDP

Ao final do Workshop, o vice-prefeito da cidade de Ho Chi Minh,  Húa Ngoc Thuân, realizou o anúncio oficial da adoção do IPM a partir de novembro. Segundo a senhora Nguyen Bui Linh, gerente nacional de projetos do Pnud-Vietnã, esse é um momento muito importante, “a experiência do Travessia é muito valiosa e nós ainda precisaremos muito da ajuda de vocês”, disse. O chefe do Departamento de Relações Sociais, Trabalho e Deficientes, Sr. Nguyen Van Xe, agradeceu ao Governo de Minas Gerais pela colaboração e parceria.
A pesquisa de avaliação da pobreza multidimensional em Ho Chi Mihn deve ter inicio em novembro e inicialmente acontecerá em 4 distritos da cidade. O primeiro distrito terá todos os seus domicílios contemplados e para os demais (3) haverá um recorte com base em uma lista previa de domicílios pobres pelo recorte de renda.

Na manhã desta sexta-feira a missão segue para a capital, Há Noi, onde realizará nova apresentação do Programa Travessia, dessa vez para membros do Congresso Nacional e do Ministério do Trabalho, Deficientes e Relações Sociais.

Anúncios

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s