ODM3: Igualdade entre Sexos

odm3 1

 

Artigo publicado originalmente no portal barrosoemdia.com.br em novembro de 2011

O terceiro objetivo de desenvolvimento do milênio é garantir a igualdade entre os sexos e promover a valorização da mulher. As Nações Unidas consideram três elementos fundamentais a serem avaliados com o intuito de se medir os avanços nessa temática, são eles: i) razão meninas/meninos no ensino fundamental e médio; ii) percentual do rendimento feminino em relação ao masculino segundo ocupação formal e escolarização; iii) ocupação feminina dos espaços de poder públicos.

 

No que se refere à razão entre meninas e meninos nas escolas, é possível observar uma tendência geral, não só para os municípios vizinhos, mas para todo o Brasil. Essa tendência revela uma proporção maior de meninos no ensino fundamental, porém, uma prevalência de meninas no ensino médio. Em 2006, em Barroso, a razão entre mulheres e homens no ensino médio era de 1,09 meninas para cada 1 menino, em Dores de Campos essa razão era de 1,64 meninas para cada menino. Esses dados revelam a inversão de uma tendência histórica, neste momento as mulheres estão se tornando mais escolarizadas que os homens, já sendo maioria, não apenas no ensino médio, mas também nas universidades.

 

A má notícia é que o avanço na escolarização não veio acompanhado de uma melhoria na inserção das mulheres no mundo do trabalho e no rendimento feminino em relação ao masculino. Em 2010, a participação da mulher no mercado de trabalho formal em Barroso era de 38,6%. As mulheres recebiam um salário médio 35,8% menor que o dos homens. Entre os trabalhadores que completaram o ensino médio, as mulheres recebiam salários 40,7% menor, e, entre os que completaram o ensino superior, o salário da mulher era 56,3% inferior. Em uma comparação regional, considerando todas as cidades vizinhas, Barroso se revela como o mercado de trabalho mais hostil às mulheres. O percentual do rendimento feminino em relação ao masculino aqui é o pior na comparação das 7 cidades mais próximas.

 

Esses dados contrastam fortemente com o destaque que o município possui no que tange à ocupação dos espaços públicos de poder pelas mulheres. Ao longo do ano de 2011 a cidade ganhou notoriedade nacional pelo fato de possuir mulheres nos postos mais altos de comando nas três esferas públicas de poder (legislativo; executivo e judiciário). No que se refere especificamente ao poder executivo, a cidade já completa 7 anos de mando feminino nos últimos 11. Essa relevância, no entanto, não se traduziu em uma agenda feminina mais positiva, pois é flagrante que as condições de trabalho precisam avançar ainda muito, a fim de que o município possua o mesmo destaque nacional de suas comandantes em termos, sobretudo, de uma remuneração e inserção no mercado de trabalho mais justa para as mulheres.

 

Os últimos anos foram marcados por um avanço muito significativo nas questões de gênero no Brasil e no mundo. A tendência de escolarização já se inverteu e deve se aprofundar, com vantagens nítidas para as mulheres, que já são maioria no ensino médio e superior. Para que essas conquistas possam significar mais autonomia, mais liberdade e mais qualidade de vida é preciso vencer barreiras e preconceitos em outras esferas. A presença da mulher nos espaços públicos de poder já não é mais novidade, é preciso agora permitir que elas conquistem mais e melhores espaços no mercado de trabalho.  Essa conquista depende de uma mudança cultural, depende do fim do machismo, mas depende também de uma ação afirmativa dos poderes públicos na direção de mais garantias às mulheres, para que consigam competir em situação de igualdade com os homens no mundo do trabalho e para que consigamos, juntos, planejar melhor o contexto familiar e cuidar melhor de nossos filhos.

 

Anúncios

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s