ODM2: Atingir o Ensino Básico Universal

odm_2 simbolo

Artigo publicado originalmente no portal barrosoemdia.com.br em novembro de 2011

O segundo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio é garantir educação básica e de qualidade para todos. Como forma de auferir o progresso dos municípios nessa área temática são considerados três indicadores fundamentais: i) taxa de freqüência e conclusão no ensino fundamental; ii) distorção idade-série no ensino fundamental e médio; iii) índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Ao longo das duas últimas décadas, de uma forma geral, os municípios brasileiros vêm conseguindo dar passos importantes em direção a uma educação de maior qualidade. Apesar dos avanços, entretanto, a situação atual da educação no país é ainda muito ruim, sobretudo se comparado aos países de alto desenvolvimento humano.

 

No que se refere à taxa de freqüência e conclusão do ensino médio, os dados disponíveis para os municípios estão ainda defasados. Para o contexto brasileiro, é possível observar que a taxa de freqüência ao ensino fundamental já se encontra próxima da universalização (98%). O próximo grande desafio é garantir que os alunos que freqüentam o ensino fundamental possam concluí-lo, e que possam o fazer em idade adequada.

 

Em Barroso, no ano de 2010, 16% dos alunos do ensino fundamental estavam com idade superior à recomendada. A taxa de distorção idade-série era ainda pior no ensino médio, onde 20% dos alunos estavam em situação de defasagem. A taxa de distorção para o ensino fundamental em Barroso, se comparada com a dos municípios vizinhos, está dentro da média, pois os valores variam pouco entre municípios. No caso da taxa de distorção para o ensino médio, a situação de Barroso, apesar de insatisfatória, é a melhor na comparação entre municípios. Em Barbacena 28,8% dos alunos estão em defasagem, em São João Del Rei a distorção chega a 31,9%.

 

A liderança de Barroso em termos de educação, no contexto microrregional, vai além da distorção idade-série, em termos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o município também ocupa um lugar de destaque. O IDEB é um índice que combina o rendimento escolar às notas do exame Prova Brasil, aplicado a crianças da 4ª série, podendo variar de 0 a 10. Em 2007, a nota de Barroso era 4,9, no mesmo patamar de nota (4) estava também a maioria das cidades do nosso entorno, sendo que as melhores posições eram das cidades de São João Del Rei (5,3); Dores de Campos (5,3) e Prados (5,1). Passados dois anos, a nota dos alunos barrosenses saltou para 6,2 e a cidade já é primeiro lugar, ao lado de Carandaí, dentre todos os vizinhos (Barbacena – 5,9; São João Del Rei – 5,8; Prados – 5,8; Dores de Campos – 5,8; Santa Cruz de Minas – 4,9; Tiradentes – 4,9; Ibertioga – 5,7). Barroso passou a ocupar a 178ª posição na educação básica, entre os 5.564 municípios brasileiros.

grafico odm 2 1

O primeiro grande desafio é manter e aprimorar o nível de qualidade do ensino, articulando estratégias vitoriosas e inovadoras para garantir também a permanência dos alunos na escola, promovendo o aprendizado no passo certo, assegurando que consigam cursar as séries mais adequadas à idade.  O segundo desafio é fazer com que o sucesso logrado até aqui para o ensino fundamental possa ser experimentado também no ensino médio. É preciso que o nível médio seja transformado e aprimorado para oferecer mais perspectivas aos alunos que até ele chegam.

 

A educação é elemento imprescindível para o desenvolvimento humano. Através de um ensino universalizado e de qualidade é possível garantir aos cidadãos que tenham maior protagonismo sobre suas vidas, que possam cuidar melhor de sua saúde, que consigam se posicionar no mercado de trabalho, que ampliem sua qualidade de vida e que contribuam para um desenvolvimento sustentável e solidário.

Anúncios

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s