Filmes de Janeiro

pi

Filme: Life of Pi (As Aventuras de Pi)

Ano: 2012

Diretor: Ang Lee

Elenco: Suraj Sharma

O filme já valeria pelos efeitos visuais (3D), pelas boas piadas e pelo sotaque indiano, mas vai muito além. É uma bela metáfora sobre a vida e sobre a necessidade de alimentar e controlar os nossos medos para nos mantermos vivos e alertas.

anne-hall-01

Filme: Annie Hall (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa)

Ano: 1977

Diretor: Wood Allen

Elenco: Wood Allen – Diane Keaton

É uma obra prima do Wood Allen (meu diretor favorito). Oscar merecido! Duas cenas fenomenais: I) os dois conversam sobre amenidades (imagem), enquanto o filme traduz o que eles realmente querem dizer; II) Wood Allen “pára” o filme para conversar com o expectador na fila do cinema. Frase que guia o filme: “eu nunca faria parte de um clube que aceitasse pessoas como eu” (Groucho Marx)

tqvsqsssmtmdp

Filme: Everything you Always Wanted to Know About Sex, but were afraid to ask (Tudo que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo, mas tinha medo de perguntar)

Ano: 1972

Diretor: Wood Allen

Elenco: Wood Allen – Anthony Qualye

O filme é dividido em historinhas, muito inusitadas, mas pouco divertidas. Uma coisa interessante foi ver Wood Allen atuando e falando em italiano. Fora isso, o capítulo mais interessante, que vale mesmo a pena, é o último (imagem).

lincoln

Filme: Lincoln

Ano: 2012

Diretor: Steven Spilberg

Elenco: Daniel Day-Lewis – Tommy Lee Jones

Creio que seja o grande favorito ao Oscar 2013. A atuação de Day-Lewis é incrível, também digna de Oscar e a história, sozinha, já é fascinante. Spilberg quase ferra o filme com um diálogo no início entre o Presidente e um soldado negro, mas, pelo bem da história, o diálogo acaba não sendo tão piegas. Algo que não gostei foi da legenda branca, pois os diálogos são difíceis, o inglês antigo complicado e a luminosidade do filme atrapalha a leitura. Uma boa dica pra quem ainda vai assistir é uma leitura rápida no Wikipedia sobre Lincoln.

Por fim, apenas uma observação sobre o episódio histórico. Impressiona como nos Estados Unidos, no momento da aprovação da emenda 13, as forças progressistas/reformadoras conseguiram sufocar e atropelar os movimentos racistas/conservadores. Isso, justamente no momento menos propício, pois todo o país estava exausto e combalido por quatro anos de guerra de secessão. Naquele momento, a trégua com o sul era apenas uma questão de desistência da emenda 13 e a abolição apenas uma questão de tempo. No Brasil, a história foi quase o oposto disso. A lei áurea foi resultado do esgotamento do Regime e não da inauguração de algo novo. Ela veio apenas confirmar um estado de coisas que já estava posto no mundo (Bill Aberdeen) e que vinha sendo adiado no Brasil (Lei do Ventre Livre; Lei do Sexagenário).

paris

Filme: Paris-Manhattan

Ano: 2011

Diretor: Sophie Lellouche

Elenco: Alice Taglioni

O filme aposta na intertextualidade com a obra de Wood Allen, mas fica muito no superficial. Não cita sequer “Meia Noite em Paris” e “Manhattan”. Acho que promete uma nota 8 e entrega uma nota 4.

Anúncios

2 Comments Add yours

  1. Edgar Ricardo von Buettner diz:

    Assisti, no sábado, dia 12/01/13, no Diamond Mall, em BH, “As aventuras de Pi”: realmente, os efeitos em 3D surpreendem. As piadas são excelentes. A busca de Pi(scine) pela verdade sobre a existência de Deus é fantástica. O final, é um pouco surpreendente: duas histórias – uma longa e outra curta – que não explicam em absolutamente nada o naufrágio do navio… E ainda por cima, a ingratidão do tigre de bengala, que salvo, adentra a floresta, sem sequequer lançar um último olhar de despedida para o Pi! Conclusão: recomendo fortemente!

    1. Edgar, a cena do tigre partindo me faz pensar se aquilo tudo era mesmo verdade ou se era estória…

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s