Cidade que ajuda a construir o Brasil

cropped-sun-set1.jpg

Quem chega à cidade pela entrada principal logo se depara com o slogan: “Barroso – cidade que ajuda a construir o Brasil”. Essa passagem curta, porém de enorme valor simbólico e poético, consegue traduzir com perfeição o importante papel que desempenhamos na estrutura econômica do país. Desde a construção da Fábrica há pouco mais de 50 anos, o cimento se tornou um dos elementos que mais nos define enquanto comunidade, sendo responsável não só pela expansão da cidade, pelo crescimento da arrecadação e pela geração de empregos, mas também se tornando ícone cultural presente em nossa música, bandeira, brasão, hino e artesanato.

Considerando o termo ‘construir’ em sua acepção mais imediata, enquanto produzir coisas físicas, seja prédios, pontes, casas, monumentos, etc., definitivamente somos uma cidade que ajuda a construir o Brasil, pois daqui sai o calcário que vira cimento pela força de nossos conterrâneos.

Acontece, porém, que desde o surgimento da concepção de desenvolvimento sustentável, a ideia de construção vem sendo revista. Já não é mais correto, tanto moral quanto intelectualmente, pensar na palavra construir apenas enquanto ‘erguer no patamar quatro paredes sólidas’. A ideia que subjaz ao conceito de construir se expandiu e hoje engloba outros elementos, como respeito ao meio ambiente e respeito às pessoas. Não faz mais sentido arquitetar algo que não esteja em sintonia com a natureza e que não cumpra com sua função social de ampliar a justiça e a liberdade dos seres humanos.

Nesse sentido, podemos repensar o slogan de nossa cidade. Se construir significa também se preocupar com educação e com o meio ambiente, garantir segurança pública, ampliar a renda do trabalhador, cuidar melhor das crianças e dos idosos, assegurar a saúde e o bem estar de todos; criar opções de lazer e esporte, combater a miséria e estabelecer a justiça social, fica a pergunta: em que medida a cidade ajuda a construir o Brasil? Em outras palavras, o desenvolvimento humano em nossa cidade ajuda a melhorar (construir) o país?

As respostas a essa questão são complexas, porém instigantes. No fundo, essa é a pergunta que guiará as reflexões que serão feitas nessa coluna nas próximas semanas. Sempre com respeito a todos aqueles que contribuíram e contribuem com a história dessa terra, buscaremos debater nossas conquistas, mazelas e desafios. O Jornal Barroso em Dia dá um passo importante na consolidação de um espaço público ainda mais amplo e eficaz de divulgação de notícias e suas repercussões. Construir uma cidade melhor é o primeiro passo para se construir um país melhor, porém não o faremos se antes não nos conhecermos com mais profundidade.

Bem vindos ao Portal e à Coluna, que esse seja um espaço de debates democráticos de alto nível!

Anúncios

3 Comments Add yours

  1. Bela iniciativa meu amigo!
    Barroso vai se enriquecer muito com o que você tem a oferecer: sua inteligência e capacidade.

    Você sabe que lhe tenho como um conselheiro e espero poder desenvolver muitas coisas em conjunto com você.

    Forte abraço e sucesso sempre.

    Dudu

  2. Meu caro amigo Antônio Claret. Nós barrosenses que amamos essa terra e lutamos por ela realmente precisamos ter em mente que precisamos lutar primeiro para quer Barroso construa uma cidade melhor para o seu povo viver, e assim fazendo o seu dever de casa primeiro, passaremos a contribuir fundamentalmente com a construção do nosso querido país.

    Como vamos contribuir com o país? Construindo cidadãos responsáveis, cientes dos seus deveres e diretos com profundo respeito social e ambiental. Eu acredito muito no nosso povo, conheço o seu potencial e sei que serão capazes de difundir posteriormente essa cultura para todos.

    Ótimo site, estamos juntos, um forte abraço….

  3. Meus diletos companheiros,

    Obrigado pelos comentários inaugurais em meu blog, conto com a inteligência e perspicácia de vocês para juntos analisarmos as questões mais fundamentais para a sociedade barrosense, mineira, brasileira e mundial.

    Tenho certeza que todos concordamos que a melhor forma de nossa cidade ajudar a construir o Brasil é mesmo garantindo cada vez mais qualidade de vida, educação e compromisso ético dos cidadãos barrosenses, desde os mais recentes aos mais antigos.

    Grande abraço,

    Antônio Claret

Obrigado pelo seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s